quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ensino Médio

Aqui vou escrever meu trabalho de filosofia:

Vou criticar um pouco desse sisteam de ensino precário
Esse sistema de ensino é o mesmo da europa só que da década de 30, temos um grande problema aí, nos contextos históricos e tudo mais
Situação no Brasil
estamos todo dia aprendendo cada vez mais, nossa grade escolar se estende a cada ano, parece certo quando nossos pais falam: "vá a escola e garanta seu emprego para viver sua vida bem e confortável" só que aí há um problema... A escola realmente será responsável pela sua felicidade e segurança.... e por quê?
A escola/estudo de todas essas matérias massacrantes são as únicas formas de você cosneguir acesso ao ensino aprofundado de seu interesse, isso é estranho porque se você quer ser algo ou aprender algo aprofundado, não deveria haver testes para isso, isso é simplesmente limitar o número de pessoas que iriam aprender tal coisa, aliás, se quiser aprender algo, vá atrás, grandes pessoas em todas as áreas foram autoditadas não ter um professor não quer dizer que você não consiga aprender aprofundadamente cas coisas.
Mas está aí, por que aprendemos Movimento Cirucular Uniforme, que os platelminos são os primeiros animais da escala zoologica a apresentarem simetria bilateral, que a frase "João e Maria possuem lindos filhos" tem sujeito composto e que é uma oração seiláoquefdp, não é porque eu não sei fazer analise sintática ou ver o tipo de oração que eu não saiba interpretar, ou que cos²x vezes sen²x é igual a 1. Para minha pessoa ainda não há motivos para aprender essas coisas, tenho grande interesse em fisica, psicologia e dança e realmente espero levar minha vida para esse lado, não só eu estou nessa situação, muitas pessoas já percebram com o que elas não combinam e simplesmente não são úteis, não tem porque ensinar tanta coisa para um ser de 15 anos que nem ao menos conseguiu desenvolver seu autoconhecimento direito, é um absudrdo colocar as teorias de Karl Marx ou mostrar equações do tamanho de uma lousa na frente de um garoto de 14 anos.
Se algum dia houver nessecidade de aprender algo porque é importante para minha formação e desenvolver minhas idéias, o sofrimento ganha um motivo e não farei isso de nariz arrebitado, sentirei falta disso e terei de aprender, assim como faço exercicios como barra, flexão para conseguir condicionamento fisico para minha dança, ou faço constantes estudos sobre diversas áreas para desenvolvimento da psicologia que é de meu intereesse, mas aí a coisa não é uma coisa forçada, já é aslgo que vem de dentro.
Simplesmente, não há porque aprender tanto, só havia uma questão que ainda me parava um pouco, é a questão "mas se não experimentarmos o produtor como saberemos se gostamos ou não?" ou "se não tomarmos contato como iremos criar interesse por isso?", a reposta para isso é bem simples, é nós experimentarmos algumas vezes, mas não precisamos nos aprofundar taaaaaaaaaanto assim como somos obrigados a fazer, até mesmo que a educação na finlandia(considerado o melhor sistema educacional do mundo), as crianças não são obrigadas a aprender de tudo, lá elas tem um ensino geral e obrigadetório até a
oitava série e a partir dali pode se focar dentro da matéria de seu interesse.
Só tenho uma coisa a dizer, o sistema educacional brasileiro não se autosustenta, é falho, cria cidadões incapazes, infelizes e frustrados, é uma grande merda ter de passar por cima der tanto isso para conseguir ter acesso ao ensino de qualidade aprofundada

Nenhum comentário: