segunda-feira, 29 de julho de 2013

Amador e Profissional

Me deparei com a origem da palavra amador e que esta está relacionada com aquele que ama, na verdade me falaram isso há um tempo. Porém agora uma súbita iluminação, lendo um livro sobre jogos me aparece o uso "correto" da palavra amador, designando o autor do livro como não um profissional, mas aquele que ama.
Sempre vi a utilização de amador direcionado para aquele que faz algo, mas que nesse algo ainda é leigo, ruim ou mediano, a primeira ideia que tinha sobre a palavra amador. Já o profissional era aquele que era muito bom nesse algo que faz, conseguia até mesmo viver daquilo que fazia, era pago pra fazer isso que tão bem faz.
Mas aqui pra mim vejo o encontro de uma contradição, por que temos de dizer se o indivíduo é amador ou profissional?
Há nesse mundo inúmeros amadores tão bom quanto profissionais nas mais diversas áreas, pra mim, a arte é um ótimos exemplos no caso. Sabe-se de ótimos artista que são amadores e não vivem disso, se dedicam a ela, realizam trabalhos de qualidade, são amadores, mas não da primeira ideia que eu tinha de amador, mas aquele que ama a arte e não vive disso, isso o torna um amador. Quanto ao profissional em relação a arte, são aqueles que vivem de sua produção artística e por isso são chamados de profissionais, não que esses sejam piores ou melhores que os amadores (se é que possível falar disso em relação a arte), mas que vivem com os recursos que conseguem a partir do trabalho que fazem. Ainda assim há inúmeras pessoas insatisfeitas com o trabalho que possuem e vivem disso, puramente profissionais.
Depois das aulas que tive no curso de psicologia, sob uma nova lógica, ao invés de utilizar o "ou", podemos sempre abrir a possibilidade de usar o "e" e nesse momento percebi que numa lógica binária as pessoas são chamadas apenas por amador ou profissional, sendo que um não elimina o outro, a pessoa pode ser tanto um amador, aquele que ama, quanto a um profissional, aquele que vive daquilo que faz.

Concluo então com uma teoria conspiratória:
O uso dessas duas palavras são empregadas atualmente de forma que uma elimina a outra, uma forma de raciocínio típica dos dias atuais onde há uma supervalorização da lógica científica, duas teorias não podem se erguer juntos quando se fala de uma mesma coisa, uma há de se provar verdade e provar que a outra é uma mentira ou incompleta. Mas mesmo assim não fora a única ideia que tive para que o uso dessas palavras fossem tão antagônicas, pensei também nos cursos que são atualmente os mais valorizados, aos quais exibem o maior número de concorrência, a medicina e a engenharia - http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/sisu-2013-entre-os-10-cursos-mais-procurados-medicina-aparece-oito-vezes,fdd29994f145f310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html - que por uma (não) coincidência estão na lista de cursos mais bem pagos também - http://top10mais.org/top-10-profissoes-mais-bem-pagas-do-brasil/. Não elimino a possibilidade de que há muitas pessoas que amam essas duas ciências, porém tantas pessoas se esforçado tão incansavelmente para poder exercer e/ou estudar tal profissão não é algo que considero muito provável. Um tiro no escuro agora realizo, Atualmente é raro falar que você é um amador e profissional, o que as pessoas amam é desvalorizado pela sociedade (odeio utilizar essa palavra vazia, me parece que põe a culpa numa instância que abrange a população de forma geral, mas que também é ninguém), enquanto que o valorizado é o mundo científico, acadêmico. Como disse anteriormente existem aqueles que amam estar nesse meio do lecionar e pesquisar, mas que todas essas pessoas que almejam esse meio realmente são amadoras de tal, isso me parece muito improvável. A lógica então se torna clara: Procura-se aquilo que é altamente valorizado, ao invés daquilo que é amado, tornando muito mais raro e difícil o uso em conjunto das palavras "amador" e "profissional" designando uma mesma pessoa, o que levaria ao desuso (se é que já fora usado) das duas palavras para uma única pessoa.

Não pretendo aqui realizar lições moralistas, se é que o texto agrade ou convença alguém, dizendo que o caminho da felicidade é seguir aquilo que tanto ama, pois ao meu ver, acabou sendo essa a impressão passada, sou partidário de que há inúmeras possibilidades para o futuro e que não há fórmulas mágicas para alcançar tal coisa (se é que isso existe), esse texto teve apenas a intenção de refletir sobre o uso binário dessas duas palavras, onde nunca vi sendo empregadas juntas (apenas quando "ou" está entre elas).

2 comentários:

Hanna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hanna disse...

Seja um amador e um profissional! Você tem muito potencial pra muita coisa.
Seja feliz!