quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sobre vagabundo

Estava hoje na escola, na minha ouvindo algumas coisas, ignorando outras(maior parte do tempo), lendo meu livro e no meio da aulaa professora de biologia estava dando aquelas lições de vida que os professores sempre desabafam com seus alunos, quando ela virou repentinamente no meio do assunto e fala
Bel: O Thales, vocês acham que ele fica 15min estudando?
Nesse momento, uma raiva e revolta surpreendente tomou conta e me fez erguer o tom de voz, me semi-levantar da cadeira e apontar o dedo a ela e responder
Thales: Eu fico!
Bel: Só se for jogando video-game.
Thales: Eu estudo, só não estudo matéria de escola, mas estudo
Nisso, eu tinha levantado o tom de voz tava apontando o dedo pra ela e falando como se estivesse defendendo uma causa ou coisa assim.
Mas me fez pensar.... Por eu não estudar eu sou vagabundo... Isso quer dizer... Eu não me esforçar para estudar algo que eu não goste, me torna vagabundo, assim pelo contrário, desempenhador é aquele que consegue se dedicar a aquilo que não gosta, se for assim, prefiro ser vagabundo mesmo.

Mas não é um assunto tão fácil de ser abordado, estudar é algo realmente importante na vida das pessoas, como você pode ter uma vida bem sucedida financeiramente nos dias de hoje sem estudo, você precisa vender sua mão-de-obra pra conseguir dinheiro, sua mão-de-obra sendo cada vez mais especializada, mais o mercado irá querer te contratar e ganhará cada vez mais, caso sua mão-de-obra seja pouco especializada, terá muitos sobrando e podendo oferecer o mesmo serviço que você no mercado, assim, como muitos podem prestar esse serviço, será mal pago. Lei da ofertar e da procura. Porém nem sempre a qualidade de seu serviço irá garantir um bom salário, como por exemplo, conheço ótimos dançarinos e musicos que não tem uma vida financeira bem sucedida apesar de seus talentos e qualidades, pois hoje só é valorizado as professiões que possam produzir mais dinheiro, como engenheiros, médicos, juízes. Pela "inutilidade" de produzir dinheiro os artistas são mal reconhecidos e pagos.
Porém não sou um adepto da vadiajem e libertinagem, acho que todos devemos conseguir contribuir com algo para a sociedade de alguma forma, pois você usufrui dos serviços dela, e só essa colaboração intensa de muitas pessoas ajudando irá conseguir proporcionar uma qualidade de vida para todos.
Ajudar como? Ajudar fazendo o que você é bom, mesmo nas artes, as pessoas das artes, inspirando e alimentando a alma das pessoas, também farei psicologia, ajudarei com isso, há pessoas que gostam de exatas, há pessoas que gostam de humanas, entre outras coisas.

Divaguei e to perdidão, tenho que botar isso em ordem

Nenhum comentário: